Histórico
Esta Instituição nasceu do sonho de um grupo de moradores e o Pároco da Vila de Tapera, ainda 3º Distrito do município de Carazinho, em função da necessidade da Vila contar com um hospital para atender a comunidade.
A data era 15 de dezembro de 1941 e a denominação “ Sociedade Hospitalar São Roque Gonzalez de Tapera”. A Mitra Diocesana fez a doação da área, próxima a Igreja, e os fundadores e comunidade, com doação de material e mão-de-obra, edificaram o hoje Hospital Roque Gonzalez.
A Inauguração ocorreu em 1942 com a administração sob responsabilidade da Congregação das Irmãs de Notre Dame até o ano de 1984.
Em 05 de abril de 1965 o Hospital Roque Gonzalez foi declarado Entidade de Utilidade Pública Municipal. Em 25 de novembro de 1971 o Governo do Estado do RS Decretou a Utilidade Pública do Hospital. Em 09 de novembro de 1972 foi reconhecido como de utilidade Pública pelo Governo Federal.
Já em 1973 recebeu Certificado de Filantropia e definitivo em 09 de setembro de 1975, emitido pelo Conselho Nacional de Serviço Social. No decorrer dos anos se fizeram necessárias ampliações, reformas, aquisição de equipamentos. Muitos médicos e profissionais da saúde passaram pela instituição. Alguns dotaram o hospital como missão por toda a vida, outros como escola. As diretorias, de forma gratuita deixaram suas marcas e, em especial, conseguiram manter a instituição viva mesmo diante das dificuldades financeiras sempre com o apoio da Comunidade.
Ao longo de sua história, a Associação Hospitalar Roque Gonzalez tem sua história marcada com valores inegociáveis, como ética, comprometimento, qualidade, responsabilidade e iniciativa, uma história de trabalho focada na assistência médico-hospitalar de qualidade aliando técnica e humanização, com a valiosa ajuda de homens e mulheres que dedicaram e continuam se dedicando a esta nobre causa – o bem-estar das pessoas.